top of page
Palestras

 

 

Cronograma

  • Cronograma sujeito a alterações;

  • No dia 04/11 ocorrerá o pré-simpósio com apresentações de temas voltados para Eng. da Informação e Ciência da Computação;

 

04/11

 

  • Prof. Dr. Flavio Tonidandel (FEI-SP)

Título: Robótica, Computação e o Futebol de Robôs.

Resumo: Futebol de robôs é uma área fascinante que envolve três grandes áreas do conhecimento: Computação, Eletrônica e Mecânica, e faz parte da grande área de robótica móvel inteligente. Robôs autônomos que colaboram entre si para jogar futebol já existem há mais de 15 anos e desenvolvem não só a área da robótica, mas também a área de computação. Nesta palestra, irei abordar a robótica, a importância da computação para esta área, como nasce um projeto de futebol de robôs, o uso de técnicas avançadas de computação no futebol de robôs e, finalmente, as tendências futuras nesta área.

 

  • Prof. Dr. João Kleinschmidt (CECS-UFABC)

Título: Internet do Futuro

Resumo: A Internet é um grande sucesso mundial e vem sendo utilizada pelas pessoas para os mais diversos fins: no trabalho, ensino, pesquisa, entretenimento, relações sociais, entre outros. No entanto, a evolução da Internet até hoje tem se dado através de “remendos” e uma “Nova Internet” se faz necessária para atender aos requisitos atuais e também das futuras aplicações. Nesta palestra serão abordados alguns temas recentes que podem viabilizar esta nova Internet, como Internet das Coisas, Redes Definidas por Software (SDN) e Redes Experimentais.

 

  • Prof. Dr. Siang Song (USP/UFABC)

Título: Computação Paralela na era Exascale.

Resumo: O computador mais veloz do mundo hoje possui mais de três milhões de processadores e é capaz de realizar 33,8 PetaFLOPS (1 PetaFLOPS =  aprox. 10 elevado a 15 operações aritméticas de ponto flutuante por segundo). Depois de Peta vem a sigla Exa (aprox. 10 elevado a 18). A comunidade de computação de alto desempenho aguarda a chegada da chamada Exascale Computing com uma mistura de entusiasmo e ansiedade, devido aos muitos desafios no caminho até chegar a esta nova era. A computação paralela será regra e não exceção. Nesta palestra discutimos alguns desafios da computação paralela que precisam ser enfrentados para usufruir do potencial de computação de paralelismo maciço dessa nova era.

 

  • Prof. Dr. David Corrêa Martins Junior (CMCC-UFABC)

Título: Inferência de redes gênicas por métodos de seleção de características

Resumo: A topologia de uma rede de regulação gênica (Gene Regulatory Networks - GRN) pode ser modelada como um grafo no qual o nível de expressão (abundância de mRNAs transcritos) de cada gene pode ser regulada pelos níveis de expressão de um ou mais genes de maneira direta ou indireta (nesse caso, via ação das proteínas). O controle celular é o resultado de uma atividade multivariada dos genes, e a compreensão de tal atividade é crucial para o desenvolvimento de novas drogas ou tratamentos. Nesse contexto, a inferência de redes gênicas é um dos grandes desafios da Bioinformática (mais particularmente da área de Systems Biology), uma vez que os dados de expressão disponíveis são usualmente escassos (dezenas de amostras com milhares de genes) e ruidosos. Por conta disso, a integração de dados de diversos tipos (incluindo também informações a priori sobre a topologia e a dinâmica de sistemas biológicos), além dos dados de expressão gênica, tem sido uma forte tendência para melhorar o processo de inferência. Essa palestra pretende apresentar um panorama sobre algumas questões em aberto, focando particularmente em abordagens baseadas em seleção de características para tentar lidar com essas questões. Trabalhos em andamento nesse tópico serão brevemente discutidos.

 

05/11

 

  • Prof. Dr. Nelson Duran (UNICAMP/UFABC)

Título: Nanobiotecnologia: Aspectos nanotoxicológicos de novos nanomateriais.

 

  • Prof. Dr. Harki Tanaka (CECS-UFABC)

Título:

 

  • Prof. Dr. Jeroen Schoenmaker (CECS-UFABC)

Título: There's Plenty of Room at the Plain  - Há muito espaço no básico.

Resumo: O avanço da ciência está comumente associado ao refinamento de teorias complexas e ao uso de técnicas e equipamentos cada vez mais sofisticados na pesquisa. A partir de minha própria experiência no contexto interdisciplinar da UFABC, procurarei mostrar como é possível realizar pesquisa em alto nível utilizando abordagens simples e de baixo custo. Destacarei também a relevância de conceitos de filosofia da ciência, como “ciência normal” (Kuhn) e “programa de pesquisa” (Lakatos), nesse tipo de abordagem.

 

06/11

 

  • Prof. Dr. Fernando Giacomelli (CCNH-UFABC)

Título: A Inserção de Sistemas Poliméricos Nanoestruturados na Emergente Área da Nanomedicina.

 

  • Prof. Dr. Caetano Miranda (CCNH-UFABC)

Título: Do micro ao macro através da nanociência computacional

Resumo: O desenvolvimento de novos materiais exige uma colaboração íntima entre uma variedade de disciplinas. Ao mesmo tempo, requer uma visão em multiescala, uma vez que diversos fenômenos ocorrem em escalas de tempo e espaço caracteristicos. Aqui, a compreensão dos processos físicos e químicos que ocorrem em nanoestruturas foi estudada através de simulações computacionais de materiais utilizando-se métodos em multiescala. Nesta palestra, vamos explorar a aplicação de técnicas em nanociência computacional para o entendimento, caracterização e concepção de materiais nanoestruturados com exemplos de aplicações em distintas áreas tecnológicas: i) recuperação avançada de petróleo, ii) gastronomia molecular e, iii) materiais de construção.

 

  • Prof. Dr. Raphael Yokoingawa de Camargo (CMCC-UFABC / NSCS)

Título: Ritmos cerebrais e Processamento de Informação em Redes Neurais.

Resumo: Durante o processamento e transmissão de informação em redes neurais, verificamos que os neurônios operam de modo coordenado, dando origem aos ritmos cerebrais. Estes ritmos são captados através de eletrodos posicionados no interior do córtex cerebral, que capturam os potenciais de campo local (LFP) gerados pelas correntes elétricas decorrentes da operação dos neurônios. A influência destes ritmos cerebrais na comunicação neuronal e processamento de informação é objeto de intenso estudo. Nesta palestra, serão discutidos os ritmos cerebrais presentes no hipocampo e será apresentado um modelo de geração destes ritmos. A partir deste modelo, serão mostradas relações entre ritmos cerebrais, transmissão de informação e recuperação de memórias armazenadas. 

 

  • Prof. Dr. Sidney Jard (CECS-UFABC)

Título: Ainda o século da especialização?

Resumo: No início do século passado Max Weber profetizou que o estágio de especialização alcançado pela ciência não teria retorno. Para desespero de muitos de nós, o agouro weberiano não se limitava às condições externas de organização do trabalho científico, mas impetrava a própria ciência como vocação: “jamais um indivíduo poderá ter certeza de alcançar qualquer coisa de verdadeiramente valioso no domínio da ciência, sem possuir uma rigorosa especialização”. No início deste novo século, não são poucos aqueles que opõem a interdisciplinaridade à especialização, desconsiderando os ensinamentos daquele que tão apaixonadamente ousou se aventurar pelo campo das “especialidades vizinhas”. Mas o quanto estamos efetivamente distante daquele tempo em que obra verdadeiramente definitiva e importante era obra de especialista? A interdisciplinaridade implica, de fato, o fim da especialização? Ou, ao contrário, trata-se tão somente de uma ferramenta útil para propor aos especialistas perguntas que eles não teriam feito se partissem de uma visão estritamente disciplinar; mas que utilizada inadvertidamente por pesquisadores incautos condena o trabalho científico à superficialidade? Ainda o século da especialização?

 

Lançamento de Livro

 

  • Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades

Autor: Albemerc Moura de Moraes

 

07/11

 

  • Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro (CMCC-UFABC)

Título: Conhecimento Matemático Para O Ensino De Álgebra: Uma Abordagem Baseada Em Perfis Conceituais.

Resumo: A presente palestra tem por objetivo apresentar um projeto de pesquisa financiado pela CAPES, dentro do Programa Observatório da Educação. O referido projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão – complementar a essa primeira – será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica.

 

  • Prof. Dr. Daniel Pansarelli (CCNH-UFABC)

Título: A realidade indisciplinada e o esforço moderno pela disciplinaridade.

Resumo: A partir de uma breve retomada histórica, serão abordados aspectos da forma específica da racionalidade moderna, que dentre outros frutos gerou a especialização do conhecimento e a consequentemente hiperdisciplinarização dos saberes, refletindo paradigmaticamente nas práticas educativas em geral e escolares em particular. Em seguida, serão criticamente destacadas fragilidades da leitura disciplinar da realidade, favorecendo uma ressignificação dos atuais esforços por interligações disciplinares múltiplas (multi/trans/interdisciplinaridade).

 

  • Prof. Dr. Jorge Tomioka (CECS-UFABC)

Título: O papel da propriedade intelectual na inovação.

 

  • Prof. Dr. Roberto Serra (CCNH-UFABC)

Título: Termodinâmica quântica: uma nova fronteira para a ciência & tecnologia

Resumo: “Termodinâmica Quântica” é um termo cujo significado ainda não estábem definido. A comunidade científica vem obtendo grandes avanços noentendimento de propriedades gerais de sistemas quânticos em escalananoscópica que operam fora do equilíbrio, regime oposto ao qual atermodinâmica é tradicionalmente formulada. Nesse seminário,discutiremos sucintamente os avanços nessa promissora e emergente áreade pesquisa, dando ênfase a testes experimentais das hipótesesassociadas a esses desenvolvimentos. Mostraremos conexões entretermodinâmica, teoria de informação, física quântica e limitesimpostos por estas conexões para a tecnologia de computação ecomunicação. Apresentaremos alguns experimentos pioneiros realizadosno Brasil que pavimentam o caminho para a assim chamada termodinâmicaquântica de sistemas fora do equilíbrio.

 

bottom of page